Apresentação do Curso
O Curso de Capacitação em Gestão Documental foi criado em 2014, pela área técnica normativa do sistema administrativo, representado pela servidora Ana Maria Soares. Tendo em vista as mudanças ocorridas na estrutura do estado desde então, a Gerência de Gestão Documental apresenta uma nova proposta que versa sobre os fundamentos da gestão de documentos públicos e sua estruturação no estado de Santa Catarina, mas também traz novos conceitos necessários à compreensão da gestão documental na transformação digital.
A fim de abordar as temáticas em pauta, essa versão é composta pela conceituação de termos comuns, os caminhos que percorrem os documentos desde sua produção até a destinação final, os instrumentos de gestão documental, entre outros elementos básicos desta atividade e sua relação direta com a preservação e recuperação da informação na era digital.
Objetivos
- Introduzir conceitos que permeiam a gestão de documentos, bem como aprofundar naqueles que necessitam maiores explicações.
- Apresentar os instrumentos de gestão documental.
- Dispor sobre os impactos da transformação digital no atual contexto do estado, apontando os ganhos e atentando aos cuidados necessários com os documentos digitais para que não haja perda das informações.
- Explicar conceitos e procedimentos sobre documentos digitais e a padronização de documentos.
- Apresentar a forma na qual está estruturada a Gestão Documental no âmbito do Estado de Santa Catarina.