Inscrição
A exposição humana a agrotóxicos é considerada um importante problema de saúde pública. Existem fragilidades para identificação, diagnóstico e registro de casos pelas equipes de saúde, levando a subnotificação dos casos de intoxicação exógena por agrotóxicos. As manifestações crônicas são de difícil detecção e mesmo as agudas, ainda são pouco identificadas durante o atendimento aos pacientes. O Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), de âmbito estadual está vinculado ao Programa Nacional VIGIPEQ (Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) na Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina (DIVS) e tem por objetivo a execução de ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.
Objetivo: Esta capacitação visa o cuidado à saúde das populações expostas ou potencialmente expostas aos agrotóxicos, através da sensibilização dos profissionais da saúde para o atendimento, tratamento e notificação dos casos de intoxicações por agrotóxicos.
Tópicos:
- Introdução: Intoxicações por agrotóxicos e a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
- Populações potencialmente expostas a agrotóxicos, formas de exposição e sintomas
- Classificação dos agrotóxicos e Notificação no SINAN Net
- Abordagem geral do paciente intoxicado por agrotóxicos e encaminhamentos
- Recomendações e ações de prevenção das intoxicações por agrotóxicos
Disponível a partir de 01 de junho de 2024.
Público-alvo: Profissionais da saúde de Santa Catarina, em especial, VISA e VE; profissionais dos setores públidos de Santa Catarina que atuem com questões relacionadas com agrotóxicos.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 20 horas
*Vagas limitadas.
Contato com a coordenação do curso: intoxicacao@saude.sc.gov.br