OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.
- Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.
- Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.
- Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.
OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.
- Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.
- Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.
- Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.
OBJETIVOS: O curso Criatividade e Inovação tem como objetivo apresentar os conceitos de criatividade e inovação aos servidores do estado de Santa Catarina por meio do viés da gestão de serviços públicos. A partir de um recorte da literatura atualizada sobre o tema, busca-se pelas experiências exitosas nacionais e internacionais despertar no servidor um novo olhar sobre seu papel no atendimento às novas demandas da sociedade.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Criatividade e Inovação: um convite à reflexão. Diferenciar os conceitos de inovação e criatividade e ser capaz de perceber ambos os fenômenos em seu contexto de vivência. Entender o processo criativo e perceber seus padrões. Compreender o processo de inovação e suas diferentes manifestações e impactos. Entender o gerenciamento da criatividade e da inovação nas organizações.
- Unidade 2: Inovação no Setor Público. Identificar as peculiaridades do setor público no que tange à gestão da inovação. Compreender o conceito de governo empreendedor e de coprodução do bem público e de que maneira essas abordagens contribuem para uma gestão inovadora dos serviços públicos. Conhecer o design thinking e perceber suas aplicações no atendimento às demandas da sociedade.
- Unidade 3: Experiências inovadoras de sucesso no setor público. Identificar as formas inovadoras de gerenciamento dos serviços públicos na prática. Conhecer iniciativas internacionais e nacionais de destaque que inovaram a gestão dos serviços públicos. Compreender o contexto do estado de Santa Catarina e identificar os diferentes atores de seu ecossistema de inovação.
- Unidade 4: Servidor Público: o agente da transformação. Compreender a comunicação e a tecnologia como ferramentas importantes nos processos inovadores. Identificar os novos papéis dos servidores públicos frente a uma sociedade conectada e com novas demandas. Entender o fluxo da administração pública com foco no cidadão. Compreender os servidores públicos como agentes fundamentais na construção de uma gestão pública eficaz e inovadora.
Unit 1 - Subject Pronouns, Present Simple: Verb BE (affirmative), Contractions, Numbers 1-20, Saying Hello and Goodbye, The days of the week
Unit 2 - Present Simple: Verb BE (negative, interrogative), Possessive Adjectives, Possessive s, Question Words, Word order, the Alphabet
Unit 3 - A – An, Regular Plurals, This – That – These – Those , Common Objects, Telephoning (starting and ending)
Unit 4 - Present Simple: all verbs (I, you, we, you, they), Common Verbs 1, Irregular Plurals, Food and drink, Meals, Song “Eternal Flame”
Unit 5 - Present Simple: all verbs (he, she, it), Common Verbs 2
Unit 6 - Family, Adjectives, Jobs and Places of work, Song “With or without you”, Present Simple Review (BE and all verbs)
Unit 7 - Telling Time, A typical day verbs (morning, afternoon, evening), Song “What’s the time?”
Unit 8 - Adverbs of frequency (always, usually, sometimes, never), Prepositions of Time, Common Verbs 3, Telephoning (messages), Song “Oh Pretty Woman”
Unit 9 - Can – can’t, Object pronouns: me, you, him, her, it, us, you, them, Common Verbs 4
Unit 10 - Present Continuous (affirmative, negative, interrogative), There is – There are (affirmative, negative, interrogative), Some – Any, Present Simple or Present Continuous?, Song “Wonderful tonight”
Duração: 45 dias | Carga horária estimada: 60h
OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos básicos da gestão de pessoas na Administração Pública, bem como as características fundamentais da gestão de pessoas capazes de contribuir para que os trabalhadores atuem de forma integrada, com a capacidade de liderar e inovar na sua vivência profissional e de trabalhar em equipe, de modo a integrá-las aos objetivos da organização.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Gestão de Pessoas nas Organizações. Conhecer a evolução e desafios da gestão de pessoas nas organizações, bem como seus aspectos estratégicos. Reconhecer a importância da gestão de pessoas nas organizações. Identificar políticas e processos relacionados ao trabalho humano nas organizações.
- Unidade 2: Liderança & Formação e desenvolvimento de equipe. Conhecer os aspectos relacionados à gestão de pessoas. Identificar o papel do líder e das relações pessoais existentes nas organizações. Reconhecer o perfil do profissional da área de gestão de pessoas.
- Unidade 3: Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Conhecer os tipos de ações estratégicas utilizadas no desenvolvimento de pessoas. Identificar as práticas relacionadas à avaliação de pessoas. Conhecer práticas de gestão dos talentos humanos da organização, através da identificação das habilidades e competências.
- Unidade 4: Comportamento Organizacional/ Orientação Funcional. Apresentar os principais conceitos do comportamento organizacional. Apresentar legislação Direitos, deveres e regime disciplinar do servidor. Conhecer os aspectos relevantes das relações humanas dentro da organização.
OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.
- Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização, Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.
- Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.
- Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.
OBJETIVOS: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.
- Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.
- Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.
- Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.
OBJETIVOS: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.
Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h
- Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.
- Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.
- Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.
- Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.