Inscrições de 01 a 08 de dezembro!

Análise e Melhoria de Processos - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.

  • Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.
Controles na Administração Pública - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

  • Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

  • Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

  • Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.
Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).
English Nível II - Dezembro/2023
12/2023

Conteúdo Programático

Unit 1 - Simple Present and Present Continuous. Types of questions (Yes/No Questions, WH Questions, Alternative Questions). Song ‘Spending my time’ by Roxette.

Unit 2 - Simple Past - verb BE and some common time expressions for the Past. The weather and the seasons. Cardinal numbers (21 to 100), and the Ordinal numbers. Writing and saying the date. Holidays of Brazil.

Unit 3 - Simple Past: Regular Verbs. Final /-ed/ pronunciation. Clothing and footwear. Song ‘Paradise’ by Coldplay.

Unit 4 - Simple Past: Irregular Verbs. There was and there were. Opposite adjectives. Song ‘Because you loved me’ by Celine Dion.

Unit 5 - Understanding money and prices. Present and Past review (affirmative, negative and interrogative). Song ‘Viva la vida’ by Coldplay.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40 horas

Excel Básico - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Dominar os conceitos básicos da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

• Módulo I: Introdução
Introdução ao Excel
Criando e Editando Textos e Fórmulas
Modificando uma Planilha do Excel
Formatando dados na Planilha de Excel

• Módulo II: Funções Básicas no Excel
A Estrutura das Funções
Função Soma
Função Média

• Módulo III: Trabalhando com Imagens e Formas no Excel
Inserindo Imagens
Inserindo Formas do Excel
Formatando Formas do Excel

• Módulo IV: Inserindo Hiperlinks

• Módulo V: Gráficos e Minigráficos

• Módulo VI: Impressões no Excel

- Professor: José Carlos de Souza, MSc
Excel Intermediário - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Dominar conceitos intermediários da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

Módulo I: Formatação e Validação de Dados
Referências de Células Relativas e Absolutas
Validação de Dados
Formatação Condicional
Congelamento de Painéis

Módulo II: Funções Matemáticas
Soma, SomaSe, SomaSes, Arred, Arrendodar.Para.Cima, Arrendodar.Para.Baixo

Módulo III: Funções Estatísticas
Máximo, Mínimo, Média, Maior, Menor, Cont.Valores, Cont.Vazio, Cont.Núm, Cont.Se, Cont.Ses

Módulo IV: Funções de Texto
Arrumar, Maiúscula, Minúscula, Procurar, Esquerda, Direita, Ext.Texto, Concat

Módulo V: Tabelas Dinâmicas
Tabelas Dinâmicas, Linha do Tempo, Segmentação

Módulo VI: Importando Dados
Importação de arquivos para o Excel

Módulo VII: Proteção de Planilhas
Bloquear, desbloquear e proteger planilhas

Módulo VIII: Projeto Final
Fechamento do curso com construção de um projeto final

- Professor: José Carlos de Souza, MSc
Gestão de Contratos - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.

  • Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização,  Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.

  • Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.

  • Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.
Orçamento e Planejamento Público - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.

  • Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.

  • Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.

  • Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.
Políticas Públicas e Indicadores Sociais - Dezembro/2023
12/2023

OBJETIVOS: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.

  • Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

  • Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.

  • Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.
Redação Oficial - Dezembro/2023
12/2023

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.