Inscrições de 01 a 08 de abril!

Análise e Melhoria de Processos - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.

  • Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.
Desenvolvimento de Gestores Públicos - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.
Elaboração de Termo de Referência, Editais e Contratos - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: Aprimorar o conhecimento teórico e  prático acerca da regular formalização das aquisições públicas, em especial quanto ao conteúdo e  as técnicas de elaboração dos documentos relevantes do processo licitatório: termo de referência, projeto básico, projeto executivo e edital, garantindo a sua legalidade e propiciando maior eficiência.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Instrumentos Indispensáveis à Licitação. Reconhecer a importância da fase interna ou preparatória da licitação. Compreender acerca dos principais conceitos e institutos atinentes ao processo licitatório. Distinguir os diferentes tipos de objetos que podem ser licitados e suas peculiaridades.

  • Unidade 2: Fase Interna da Licitação: Termo de Referência ou Projeto Básico. Definir e distinguir termo de referência, projeto básico e projeto executivo apontando sua utilização adequada. Identificar suas respectivas aplicações. Compreender a finalidade e a importância da definição clara e precisa do objeto para o sucesso da licitação.

  • Unidade 3: Elementos Essenciais ao Termo de Referência. Reconhecer os elementos necessários e suficientes para caracterizar o objeto de licitação. Compreender a estrutura básica do termo de referência e seus elementos. Identificar adequadamente a necessidade de contratação. Reconhecer o dimensionamento econômico do objeto licitado.

  • Unidade 4: Fase Externa da Licitação: Divulgação do Edital e Contração. Reconhecer os elementos que compõem o edital. Identificar as características e as cláusulas necessárias ao contrato administrativo, assim como as regras de prorrogação e alteração contratual. Compreender as ferramentas e exigências legais para o adequado acompanhamento da execução contratual e identificar as hipóteses de inexecução.
Excel Avançado - Abril/2023
04/2023


OBJETIVOS
:
Dominar os conceitos avançados da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

Trabalhando funções avançadas
Funções Financeiras
Funções Data e Hora
Funções Lógicas
Funções de Pesquisa e Referência
Novidade do Office 365
Projeto Final

- Professor: José Carlos de Souza, MSc
Fundamentos da Gestão de Pessoas - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos básicos da gestão de pessoas na Administração Pública, bem como as características fundamentais da gestão de pessoas capazes de contribuir para que os trabalhadores atuem de forma integrada, com a capacidade de liderar e inovar na sua vivência profissional e de trabalhar em equipe, de modo a integrá-las aos objetivos da organização.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão de Pessoas nas Organizações. Conhecer a evolução e desafios da gestão de pessoas nas organizações, bem como seus aspectos estratégicos. Reconhecer a importância da gestão de pessoas nas organizações. Identificar políticas e processos relacionados ao trabalho humano nas organizações.

  • Unidade 2: Liderança & Formação e desenvolvimento de equipe. Conhecer os aspectos relacionados à gestão de pessoas. Identificar o papel do líder e das relações pessoais existentes nas organizações. Reconhecer o perfil do profissional da área de gestão de pessoas.

  • Unidade 3: Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Conhecer os tipos de ações estratégicas utilizadas no desenvolvimento de pessoas. Identificar as práticas relacionadas à avaliação de pessoas. Conhecer práticas de gestão dos talentos humanos da organização, através da identificação das habilidades e competências.

  • Unidade 4: Comportamento Organizacional/ Orientação Funcional. Apresentar os principais conceitos do comportamento organizacional. Apresentar legislação Direitos, deveres e regime disciplinar do servidor. Conhecer os aspectos relevantes das relações humanas dentro da organização.
Gestão de Contratos - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.

  • Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização,  Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.

  • Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.

  • Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.
Orçamento e Planejamento Público - Abril/2023
04/2023

OBJETIVOS: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.

  • Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.

  • Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.

  • Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.
Redação Oficial - Abril/2023
04/2023

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.