• Inscrições de 01 a 08 de novembro!

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Aprimorar o conhecimento teórico e  prático acerca da regular formalização das aquisições públicas, em especial quanto ao conteúdo e  as técnicas de elaboração dos documentos relevantes do processo licitatório: termo de referência, projeto básico, projeto executivo e edital, garantindo a sua legalidade e propiciando maior eficiência.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Instrumentos Indispensáveis à Licitação. Reconhecer a importância da fase interna ou preparatória da licitação. Compreender acerca dos principais conceitos e institutos atinentes ao processo licitatório. Distinguir os diferentes tipos de objetos que podem ser licitados e suas peculiaridades.

  • Unidade 2: Fase Interna da Licitação: Termo de Referência ou Projeto Básico. Definir e distinguir termo de referência, projeto básico e projeto executivo apontando sua utilização adequada. Identificar suas respectivas aplicações. Compreender a finalidade e a importância da definição clara e precisa do objeto para o sucesso da licitação.

  • Unidade 3: Elementos Essenciais ao Termo de Referência. Reconhecer os elementos necessários e suficientes para caracterizar o objeto de licitação. Compreender a estrutura básica do termo de referência e seus elementos. Identificar adequadamente a necessidade de contratação. Reconhecer o dimensionamento econômico do objeto licitado.

  • Unidade 4: Fase Externa da Licitação: Divulgação do Edital e Contração. Reconhecer os elementos que compõem o edital. Identificar as características e as cláusulas necessárias ao contrato administrativo, assim como as regras de prorrogação e alteração contratual. Compreender as ferramentas e exigências legais para o adequado acompanhamento da execução contratual e identificar as hipóteses de inexecução.
Conteúdo Programático

Unit 1 - Subject Pronouns, Present Simple: Verb BE (affirmative), Contractions, Numbers 1-20, Saying Hello and Goodbye, The days of the week

Unit 2 - Present Simple: Verb BE (negative, interrogative), Possessive Adjectives, Possessive s, Question Words, Word order, the Alphabet

Unit 3 - A – An, Regular Plurals, This – That – These – Those , Common Objects, Telephoning (starting and ending)

Unit 4 - Present Simple: all verbs (I, you, we, you, they), Common Verbs 1, Irregular Plurals, Food and drink, Meals, Song “Eternal Flame”

Unit 5 - Present Simple: all verbs (he, she, it), Common Verbs 2

Unit 6 - Family, Adjectives, Jobs and Places of work, Song “With or without you”, Present Simple Review (BE and all verbs)

Unit 7 - Telling Time, A typical day verbs (morning, afternoon, evening), Song “What’s the time?”

Unit 8 - Adverbs of frequency (always, usually, sometimes, never), Prepositions of Time, Common Verbs 3, Telephoning (messages), Song “Oh Pretty Woman”

Unit 9 - Can – can’t, Object pronouns: me, you, him, her, it, us, you, them, Common Verbs 4

Unit 10 - Present Continuous (affirmative, negative, interrogative), There is – There are (affirmative, negative, interrogative), Some – Any, Present Simple or Present Continuous?, Song “Wonderful tonight”

Duração: 45 dias | Carga horária estimada: 60h

Conteúdo Programático

Unit 1 - Simple Present and Present Continuous. Types of questions (Yes/No Questions, WH Questions, Alternative Questions). Song ‘Spending my time’ by Roxette.

Unit 2 - Simple Past - verb BE and some common time expressions for the Past. The weather and the seasons. Cardinal numbers (21 to 100), and the Ordinal numbers. Writing and saying the date. Holidays of Brazil.

Unit 3 - Simple Past: Regular Verbs. Final /-ed/ pronunciation. Clothing and footwear. Song ‘Paradise’ by Coldplay.

Unit 4 - Simple Past: Irregular Verbs. There was and there were. Opposite adjectives. Song ‘Because you loved me’ by Celine Dion.

Unit 5 - Understanding money and prices. Present and Past review (affirmative, negative and interrogative). Song ‘Viva la vida’ by Coldplay.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40 horas


OBJETIVOS
:
Dominar os conceitos avançados da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

Trabalhando funções avançadas
Funções Financeiras
Funções Data e Hora
Funções Lógicas
Funções de Pesquisa e Referência
Novidade do Office 365
Projeto Final

- Professor: José Carlos de Souza, MSc

OBJETIVOS: Dominar os conceitos básicos da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

• Módulo I: Introdução
Introdução ao Excel
Criando e Editando Textos e Fórmulas
Modificando uma Planilha do Excel
Formatando dados na Planilha de Excel

• Módulo II: Funções Básicas no Excel
A Estrutura das Funções
Função Soma
Função Média

• Módulo III: Trabalhando com Imagens e Formas no Excel
Inserindo Imagens
Inserindo Formas do Excel
Formatando Formas do Excel

• Módulo IV: Inserindo Hiperlinks

• Módulo V: Gráficos e Minigráficos

• Módulo VI: Impressões no Excel

- Professor: José Carlos de Souza, MSc

OBJETIVOS: Dominar conceitos intermediários da planilha MS Excel.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

Módulo I: Formatação e Validação de Dados
Referências de Células Relativas e Absolutas
Validação de Dados
Formatação Condicional
Congelamento de Painéis

Módulo II: Funções Matemáticas
Soma, SomaSe, SomaSes, Arred, Arrendodar.Para.Cima, Arrendodar.Para.Baixo

Módulo III: Funções Estatísticas
Máximo, Mínimo, Média, Maior, Menor, Cont.Valores, Cont.Vazio, Cont.Núm, Cont.Se, Cont.Ses

Módulo IV: Funções de Texto
Arrumar, Maiúscula, Minúscula, Procurar, Esquerda, Direita, Ext.Texto, Concat

Módulo V: Tabelas Dinâmicas
Tabelas Dinâmicas, Linha do Tempo, Segmentação

Módulo VI: Importando Dados
Importação de arquivos para o Excel

Módulo VII: Proteção de Planilhas
Bloquear, desbloquear e proteger planilhas

Módulo VIII: Projeto Final
Fechamento do curso com construção de um projeto final

- Professor: José Carlos de Souza, MSc

OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências para a Gestão dos Recursos Humanos na organização, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências. Explicar e descrever os processos de planejamento e execução de um programa de Gestão por Competências e com o auxílio de exemplos de aplicação aliada à prática dos servidores públicos, proporcionar a compreensão dos procedimentos para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão por Competências. Compreender o que é competência. Diferenciando competência organizacional de competência pessoal. Identificar os diferentes tipos de competências profissionais na organização. Reconhecer um sistema de Gestão por Competências.

  • Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências. Reconhecer os processos iniciais de mapeamento e mensuração de competências. Compreender como adequar as competências dos profissionais às competências esperadas pela organização. Identificar perfis profissionais e desenvolver indicadores de competências.

  • Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências. Compreender a importância da ampla aceitação  e manutenção dos processos de Gestão por Competências na organização. Identificar as ações voltadas para manter  e melhorar o processo.

  • Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências. Compreender a importância e necessidade de alinhar o plano de Gestão por Competências à gestão de desempenho da organização. Identificar ações de avaliação que possibilitem a melhoria e adequação do processo. Reconhecer as ações de acompanhamento do processo bem como planos de sucessão.

OBJETIVOSDominar a calculadora HP12C para realização de cálculos financeiros. Compreender as equações matemáticas envolvidas em cálculos financeiros básicos. Conhecer os conceitos da matemática financeira no processo de tomada de decisão. Utilizar a calculadora HP12C para execução de cálculos financeiros.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

  • Módulo I - Introdução – Conhecendo a HP12C
    Como obter a calculadora
    Notação RPN
    Funcionalidades
    Habilitando funções
    Pilhas Registradoras
  • Módulo II – Matemática Básica
    Cálculos simples
    Potenciação e Radiciação
    Armazenando números
    Trabalhando com datas
    Porcentagem
    Variação Percentual
    Percentual do total
  • Módulo III – Matemática Financeira
    Conceitos aplicados à Matemática Financeira
    Diagrama de Fluxo de Caixa
    Diferenças de juros Simples e Compostos
    Valor Futuro
    Taxa
    Período
    Valor Presente
    Descontos
    Taxas Equivalentes
    Series uniformes de Pagamentos

OBJETIVOS: Promover relações de trabalho mais igualitárias e promover a igualdade de gênero no meio corporativo público e privado são medidas fundamentais para melhorar o ambiente organizacional e compartilhar com o Estado e a sociedade a tarefa de dirimir desigualdades, discriminação e opressões.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 30h

  • Módulo 1: O acesso das mulheres ao mundo do trabalho: um panorama. A feminização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • Módulo 2: A construção das carreiras: segregação no trabalho, ascensão profissional das mulheres, teto de vidro.

  • Módulo 3: Os estereótipos de gênero no mundo "corporativo" e a relação entre mundo do trabalho e mundo familiar.

  • Módulo 4: Políticas de gestão de pessoas com foco nas mulheres e outras medidas de mitigação das desigualdades de gênero no trabalho.

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.