Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM firmou parceria com a Fundação Escola de Governo – ENA, na oferta de cursos mensais, na modalidade EAD.

Confira abaixo o curso disponível para o mês e realize sua inscrição! 

Dúvidas? Encaminhe um e-mail para egemescoladegestao@gmail.com

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.

Inscrições disponíveis: 15 a 30/09
Vagas limitadas!

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

Inscrições disponíveis: 15 a 30/10
Vagas limitadas!

OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.

  • Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.

Inscrições disponíveis: 15 a 30/11
Vagas limitadas!

OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

  • Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

  • Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

  • Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

Inscrições disponíveis: 15 a 30/02/2022
Vagas limitadas!