Inscrições disponíveis de 01 à 08 de junho!

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

  • Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

  • Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

  • Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.
Conteúdo Programático

Unit 1 - Subject Pronouns, Present Simple: Verb BE (affirmative), Contractions, Numbers 1-20, Saying Hello and Goodbye, The days of the week

Unit 2 - Present Simple: Verb BE (negative, interrogative), Possessive Adjectives, Possessive s, Question Words, Word order, the Alphabet

Unit 3 - A – An, Regular Plurals, This – That – These – Those , Common Objects, Telephoning (starting and ending)

Unit 4 - Present Simple: all verbs (I, you, we, you, they), Common Verbs 1, Irregular Plurals, Food and drink, Meals, Song “Eternal Flame”

Unit 5 - Present Simple: all verbs (he, she, it), Common Verbs 2

Unit 6 - Family, Adjectives, Jobs and Places of work, Song “With or without you”, Present Simple Review (BE and all verbs)

Unit 7 - Telling Time, A typical day verbs (morning, afternoon, evening), Song “What’s the time?”

Unit 8 - Adverbs of frequency (always, usually, sometimes, never), Prepositions of Time, Common Verbs 3, Telephoning (messages), Song “Oh Pretty Woman”

Unit 9 - Can – can’t, Object pronouns: me, you, him, her, it, us, you, them, Common Verbs 4

Unit 10 - Present Continuous (affirmative, negative, interrogative), There is – There are (affirmative, negative, interrogative), Some – Any, Present Simple or Present Continuous?, Song “Wonderful tonight”

Duração: 45 dias | Carga horária estimada: 60h

Conteúdo Programático

A cultura organizacional e o processo de manutenção/mudança.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos básicos da gestão de pessoas na Administração Pública, bem como as características fundamentais da gestão de pessoas capazes de contribuir para que os trabalhadores atuem de forma integrada, com a capacidade de liderar e inovar na sua vivência profissional e de trabalhar em equipe, de modo a integrá-las aos objetivos da organização.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão de Pessoas nas Organizações. Conhecer a evolução e desafios da gestão de pessoas nas organizações, bem como seus aspectos estratégicos. Reconhecer a importância da gestão de pessoas nas organizações. Identificar políticas e processos relacionados ao trabalho humano nas organizações.

  • Unidade 2: Liderança & Formação e desenvolvimento de equipe. Conhecer os aspectos relacionados à gestão de pessoas. Identificar o papel do líder e das relações pessoais existentes nas organizações. Reconhecer o perfil do profissional da área de gestão de pessoas.

  • Unidade 3: Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Conhecer os tipos de ações estratégicas utilizadas no desenvolvimento de pessoas. Identificar as práticas relacionadas à avaliação de pessoas. Conhecer práticas de gestão dos talentos humanos da organização, através da identificação das habilidades e competências.

  • Unidade 4: Comportamento Organizacional/ Orientação Funcional. Apresentar os principais conceitos do comportamento organizacional. Apresentar legislação Direitos, deveres e regime disciplinar do servidor. Conhecer os aspectos relevantes das relações humanas dentro da organização.

OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.

  • Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização,  Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.

  • Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.

  • Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.

Conteúdo Programático

Módulo I
Agendas da Reforma da Administração Pública e Caracterização Da Gestão Orientada Para Resultados.

Módulo II
Gestão Matricial de Resultados e Instrumentos De Gestão.

Módulo III
Agenda Estratégica.

Módulo IV
Estrutura Implementadora.

Módulo V
Monitoramento e Avaliação.

Duração do curso: 15 dias |Carga Horária Estimada: 20h

OBJETIVOS: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.

  • Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

  • Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.

  • Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.