• Inscrições disponíveis de 01 a 08 de maio!

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

OBJETIVOS: O curso Criatividade e Inovação tem como objetivo apresentar os conceitos de criatividade e inovação aos servidores do estado de Santa Catarina por meio do viés da gestão de serviços públicos.  A partir de um recorte da literatura atualizada sobre o tema, busca-se pelas experiências exitosas nacionais e internacionais despertar no servidor um novo olhar sobre seu papel no atendimento às novas demandas da sociedade.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Criatividade e Inovação: um convite à reflexão. Diferenciar os conceitos de inovação e criatividade e ser capaz de perceber ambos os fenômenos em seu contexto de vivência. Entender o processo criativo e perceber seus padrões. Compreender o processo de inovação e suas diferentes manifestações e impactos. Entender o gerenciamento da criatividade e da inovação nas organizações.

  • Unidade 2: Inovação no Setor Público. Identificar as peculiaridades do setor público no que tange à gestão da inovação. Compreender o conceito de governo empreendedor e de coprodução do bem público e de que maneira essas abordagens contribuem para uma gestão inovadora dos serviços públicos. Conhecer o design thinking e perceber suas aplicações no atendimento às demandas da sociedade.

  • Unidade 3: Experiências inovadoras de sucesso no setor público. Identificar as formas inovadoras de gerenciamento dos serviços públicos na prática. Conhecer iniciativas internacionais e nacionais de destaque que inovaram a gestão dos serviços públicos. Compreender o contexto do estado de Santa Catarina e identificar os diferentes atores de seu ecossistema de inovação.

  • Unidade 4: Servidor Público: o agente da transformação. Compreender a comunicação e a tecnologia como ferramentas importantes nos processos inovadores. Identificar os novos papéis dos servidores públicos frente a uma sociedade conectada e com novas demandas. Entender o fluxo da administração pública com foco no cidadão. Compreender os servidores públicos como agentes fundamentais na construção de uma gestão pública eficaz e inovadora.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).

Conteúdo Programático

Unit 1 - Simple Present and Present Continuous. Types of questions (Yes/No Questions, WH Questions, Alternative Questions). Song ‘Spending my time’ by Roxette.

Unit 2 - Simple Past - verb BE and some common time expressions for the Past. The weather and the seasons. Cardinal numbers (21 to 100), and the Ordinal numbers. Writing and saying the date. Holidays of Brazil.

Unit 3 - Simple Past: Regular Verbs. Final /-ed/ pronunciation. Clothing and footwear. Song ‘Paradise’ by Coldplay.

Unit 4 - Simple Past: Irregular Verbs. There was and there were. Opposite adjectives. Song ‘Because you loved me’ by Celine Dion.

Unit 5 - Understanding money and prices. Present and Past review (affirmative, negative and interrogative). Song ‘Viva la vida’ by Coldplay.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40 horas

Conteúdo Programático

Inserir dados;
Correção ortográfica;
Números e valores;
Formatar linhas e colunas;

Módulo II
Formatar células;
Formatar tabelas;
Copiar; colar;
Formatar página;

Módulo III
Editar funções e fórmulas;
Marcadores de páginas

Módulo IV
AutoFormatação; filtros;
AutoSoma;

Módulo V
Cabeçalho e rodapé, inserir imagem, símbolos, aplicar estilos;
Gráficos

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências para a Gestão dos Recursos Humanos na organização, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências. Explicar e descrever os processos de planejamento e execução de um programa de Gestão por Competências e com o auxílio de exemplos de aplicação aliada à prática dos servidores públicos, proporcionar a compreensão dos procedimentos para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão por Competências. Compreender o que é competência. Diferenciando competência organizacional de competência pessoal. Identificar os diferentes tipos de competências profissionais na organização. Reconhecer um sistema de Gestão por Competências.

  • Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências. Reconhecer os processos iniciais de mapeamento e mensuração de competências. Compreender como adequar as competências dos profissionais às competências esperadas pela organização. Identificar perfis profissionais e desenvolver indicadores de competências.

  • Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências. Compreender a importância da ampla aceitação  e manutenção dos processos de Gestão por Competências na organização. Identificar as ações voltadas para manter  e melhorar o processo.

  • Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências. Compreender a importância e necessidade de alinhar o plano de Gestão por Competências à gestão de desempenho da organização. Identificar ações de avaliação que possibilitem a melhoria e adequação do processo. Reconhecer as ações de acompanhamento do processo bem como planos de sucessão.

Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes à elaboração textos oficiais (atos e comunicações) a partir das mudanças adotadas pelo Estado de Santa Catarina com a publicação do Suplemento à 3ª edição do Manual de Redação e Atos Oficiais com o propósito de subsidiar a atuação dos servidores estaduais no desempenho de suas funções administrativas.

Duração: 15 dias | Carga horária estimada: 24 horas

  • Módulo 1 – Elementos Gramaticais
  • Módulo 2 – Linguagem – atributos da Redação Oficial
  • Módulo 3 – Atos administrativos e Comunicação
  • Módulo 4 – Gestão Documental e Processos Eletrônicos
  • Módulo 5 – Manual de Redação Oficial do Estado de Santa Catarina: suplemento à 3ª edição.

Professora: Priscylla Alves Campos, Dra.