Inscrições de 1 a 8 de setembro!

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de administração do tempo disponíveis.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: A Importância da Administração do Tempo. A importância do tempo para a qualidade de vida. Tempo e produtividade. Os princípios básicos da administração do tempo. Os desperdiçadores de tempo. Técnicas para minimizar os desperdiçadores de tempo.
  • Módulo 2: Administração do Tempo no Trabalho. Planejando o tempo no trabalho. Definindo prioridades. Fixando objetivos. A organização pessoal e da equipe. A procrastinação e suas causas. Tecnologia da informação e administração do tempo.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Aprimorar o conhecimento teórico e  prático acerca da regular formalização das aquisições públicas, em especial quanto ao conteúdo e  as técnicas de elaboração dos documentos relevantes do processo licitatório: termo de referência, projeto básico, projeto executivo e edital, garantindo a sua legalidade e propiciando maior eficiência.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Instrumentos Indispensáveis à Licitação. Reconhecer a importância da fase interna ou preparatória da licitação. Compreender acerca dos principais conceitos e institutos atinentes ao processo licitatório. Distinguir os diferentes tipos de objetos que podem ser licitados e suas peculiaridades.

  • Unidade 2: Fase Interna da Licitação: Termo de Referência ou Projeto Básico. Definir e distinguir termo de referência, projeto básico e projeto executivo apontando sua utilização adequada. Identificar suas respectivas aplicações. Compreender a finalidade e a importância da definição clara e precisa do objeto para o sucesso da licitação.

  • Unidade 3: Elementos Essenciais ao Termo de Referência. Reconhecer os elementos necessários e suficientes para caracterizar o objeto de licitação. Compreender a estrutura básica do termo de referência e seus elementos. Identificar adequadamente a necessidade de contratação. Reconhecer o dimensionamento econômico do objeto licitado.

  • Unidade 4: Fase Externa da Licitação: Divulgação do Edital e Contração. Reconhecer os elementos que compõem o edital. Identificar as características e as cláusulas necessárias ao contrato administrativo, assim como as regras de prorrogação e alteração contratual. Compreender as ferramentas e exigências legais para o adequado acompanhamento da execução contratual e identificar as hipóteses de inexecução.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).
Conteúdo Programático

Unit 1 - Subject Pronouns, Present Simple: Verb BE (affirmative), Contractions, Numbers 1-20, Saying Hello and Goodbye, The days of the week

Unit 2 - Present Simple: Verb BE (negative, interrogative), Possessive Adjectives, Possessive s, Question Words, Word order, the Alphabet

Unit 3 - A – An, Regular Plurals, This – That – These – Those , Common Objects, Telephoning (starting and ending)

Unit 4 - Present Simple: all verbs (I, you, we, you, they), Common Verbs 1, Irregular Plurals, Food and drink, Meals, Song “Eternal Flame”

Unit 5 - Present Simple: all verbs (he, she, it), Common Verbs 2

Unit 6 - Family, Adjectives, Jobs and Places of work, Song “With or without you”, Present Simple Review (BE and all verbs)

Unit 7 - Telling Time, A typical day verbs (morning, afternoon, evening), Song “What’s the time?”

Unit 8 - Adverbs of frequency (always, usually, sometimes, never), Prepositions of Time, Common Verbs 3, Telephoning (messages), Song “Oh Pretty Woman”

Unit 9 - Can – can’t, Object pronouns: me, you, him, her, it, us, you, them, Common Verbs 4

Unit 10 - Present Continuous (affirmative, negative, interrogative), There is – There are (affirmative, negative, interrogative), Some – Any, Present Simple or Present Continuous?, Song “Wonderful tonight”

Duração: 45 dias | Carga horária estimada: 60h

Conteúdo Programático

A cultura organizacional e o processo de manutenção/mudança.

Duração do curso: 15 dias | Carga Horária Estimada: 20h

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar os conceitos, técnicas e métodos básicos de gerenciamento de projetos adequados à administração pública e à iniciativa privada.

Duração do curso: 45 diasCarga horária estimada: 60h

  • Módulo 1: Entendendo Planejamento e Projeto. Introdução e conceitos de planejamento. Conceitos e características de projetos. Classificações de projeto. Gerenciando processos de um projeto.
  • Módulo 2: Modelo Simplificado. Apresentação, justificativa e objetivos. Público-alvo, metas e metodologia do projeto. Avaliação, formulação de indicadores e possíveis parceiros. Comunicação; orçamento e recursos, e fontes de financiamento do projeto. Cronograma de atividades; planejamento e administração; sustentabilidade, e equipe.
  • Módulo 3: As Nove Áreas do Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento da integração. Gerenciamento do escopo. Gerenciamento do tempo. Gerenciamento de custos. Gerenciamento da comunicação. Gerenciamento de aquisições. Gerenciamento de risco. Gerenciamento de recursos humanos. Gerenciamento da qualidade.

OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências para a Gestão dos Recursos Humanos na organização, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências. Explicar e descrever os processos de planejamento e execução de um programa de Gestão por Competências e com o auxílio de exemplos de aplicação aliada à prática dos servidores públicos, proporcionar a compreensão dos procedimentos para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão por Competências. Compreender o que é competência. Diferenciando competência organizacional de competência pessoal. Identificar os diferentes tipos de competências profissionais na organização. Reconhecer um sistema de Gestão por Competências.

  • Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências. Reconhecer os processos iniciais de mapeamento e mensuração de competências. Compreender como adequar as competências dos profissionais às competências esperadas pela organização. Identificar perfis profissionais e desenvolver indicadores de competências.

  • Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências. Compreender a importância da ampla aceitação  e manutenção dos processos de Gestão por Competências na organização. Identificar as ações voltadas para manter  e melhorar o processo.

  • Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências. Compreender a importância e necessidade de alinhar o plano de Gestão por Competências à gestão de desempenho da organização. Identificar ações de avaliação que possibilitem a melhoria e adequação do processo. Reconhecer as ações de acompanhamento do processo bem como planos de sucessão.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de identificar e aplicar princípios do direito administrativo em atos da administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Administração Pública. Segurança jurídica e motivação. Ampla defesa e contraditório. Legitimidade, veracidade e especialidade. Outros princípios importantes.
  • Módulo 2: A Organização Político-Administrativa. A estrutura político-administrativa brasileira e a imperatividade. Autoexecutoriedade e tipicidade.
  • Módulo 3: Licitação. Princípios do direito administrativo aplicáveis às licitações. A Lei nº 8.666/93 e a contratação sem licitação. Modalidades de licitações. O pregão.
  • Módulo 4: Processo Administrativo. O processo administrativo. Princípios constitucionais que norteiam o processo administrativo.
  • Módulo 5: A Responsabilidade Civil do Estado. A responsabilidade objetiva do estado segundo a constituição. Teorias afins.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de Planejamento Estratégico.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Competitividade, Eficiência e Estratégia. Eficiência e competitividade. Estratégia. Planejamento. Planejamento público. Planejamento estratégico.
  • Módulo 2: Fundamentos Estratégicos e Análise Ambiental. Negócio, visão, missão. Fatores críticos de sucesso, princípios e valores. Componentes do ambiente. Análise interna. Análise externa.
  • Módulo 3: Objetivos e Indicadores Estratégicos. Objetivos estratégicos. Indicadores estratégicos. Plano de ação. Modelo de plano de ação. Monitoramento e avaliação.